TODO DIA É DIA DE LER

sábado, 15 de junho de 2013

Texto Avestruz



 Olá `pessoal!
Esse texto foi trabalhado na DE e segue uma das atividades propostas.Espero que gostem e comentem.Um abraço.

Texto: Avestruz
Foco: Leitura
8ª série – 9º ano- Ensino Fundamental
Título: Avestruz: animal de estimação?
Objetivo geral:  ler e compreender o texto “Avestruz”
Competências e habilidades
Construção de uma situação de aprendizagem em foco de leitura, considerando as habilidades e estratégias.
Estratégias
1-      Ativação de conhecimentos prévios.
Antes da leitura do texto, fazer perguntas, visando garantir a socialização desses conhecimentos, se necessário, o professor antecipar conteúdos.
a)      Que animais de estimação eles gostariam de ganhar?
b)      Conhecem o animal avestruz?Daria para ter um em casa?
c)       Pesquisar sobre o avestruz.
d)      Informações sobre o autor: Mário Prata
e)      A partir de conhecimentos prévios ou de informação explicita do professor , analisar o gênero do texto: gênero narrativo – crônica.
2-      Localização  e comparação de informações
Durante a leitura do texto, o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas , e se necessário, levantar outras hipóteses.
a)      Características do avestruz.
b)      Se Deus errou, como você melhoraria?
c)       E com o ser humano( principalmente na adolescência, sentem-se esquisitos, às vezes feio...?Pensem sobre isso.
      Como convencer o menino de que não daria certo ter um avestruz em casa?
d)      Produção de inferências
Identificar no texto a tese, argumentos, resumo e percepção de relação de intertextualidade.
Generalização
É importante que o aluno perceba o que o autor pretendeu ao escrever o texto Avestruz.
Ação local
Quais palavras você não compreendeu?
Exemplos: abomináveis, gigolô, Floripa. Com a mediação do professor, verificar se pelo contexto consegue entender o significado das palavras desconhecidas.Relacionar expressões sinônimas ou equivalentes.
Chamar a atenção para as pistas que o autor deixa no texto.
Linguagem figurada, ironia.
Exemplo: plantação de avestruz( ironia com efeito de humor).
Refletir após a leitura: por que o menino escolheu um avestruz de presente?
Mitos e verdades sobre o avestruz.
Expressões: estômago de avestruz, enfiar a cabeça na terra.
Comparação dessas expressões com o adolescente: come muito e nada faz mal e também a timidez de se sentir grande, esquisito, envergonhado.
3-      Interpretação / Interação
Estudo, pesquisa, discussões sobre o autor, lugar social que ocupou, esfera social que o texto circula, intenções comunicativas do autor.
Explorar o humor: plantação de avestruz; uma fêmea de TPM é perigosíssima; gigolô de avestruz.
“Criação por Deus”- relacionar ao discurso bíblico da criação de tudo.

Avaliação de texto
1-    Artigo de opinião sobre a idéia do autor de Deus ter criado o avestruz quando estava “muito cansado e cometeu alguns erros”.
2-    Se você fosse o psicólogo o que falaria para convencer o menino a mudar de presente?

Intertextualidade e interdiscursividade
Paródia da música de Ted Paula e Zé Henrique.
Filme:” Os pinguins do papai”
Valorizar a participação e o texto do aluno.

Recursos
Dicionários;
Internet;
Músicas;
Filmes;
Enciclopédia.

Número de aulas previstas: 4 a 6 aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário