Olá `pessoal!
Esse texto foi trabalhado na DE e segue uma das atividades propostas.Espero que gostem e comentem.Um abraço.
Texto: Avestruz
Foco: Leitura
8ª série – 9º ano- Ensino Fundamental
Título: Avestruz:
animal de estimação?
Objetivo geral: ler e compreender o texto “Avestruz”
Competências e
habilidades
Construção de uma situação de aprendizagem em foco de
leitura, considerando as habilidades e estratégias.
Estratégias
1- Ativação de conhecimentos prévios.
Antes da leitura do texto, fazer perguntas,
visando garantir a socialização desses conhecimentos, se necessário, o
professor antecipar conteúdos.
a)
Que animais de estimação eles gostariam de
ganhar?
b)
Conhecem o animal avestruz?Daria para ter um em
casa?
c)
Pesquisar sobre o avestruz.
d)
Informações sobre o autor: Mário Prata
e)
A partir de conhecimentos prévios ou de
informação explicita do professor , analisar o gênero do texto: gênero
narrativo – crônica.
2- Localização
e comparação de informações
Durante a leitura do texto, o professor
deve ir retomando as hipóteses( antecipações) levantadas para verificar se elas
foram ou não confirmadas , e se necessário, levantar outras hipóteses.
a)
Características do avestruz.
b)
Se Deus errou, como você melhoraria?
c)
E com o ser humano( principalmente na
adolescência, sentem-se esquisitos, às vezes feio...?Pensem sobre isso.
Como convencer o menino de que não daria
certo ter um avestruz em casa?
d) Produção de inferências
Identificar no texto a tese, argumentos, resumo e percepção
de relação de intertextualidade.
Generalização
É importante que o aluno perceba o que o autor pretendeu ao
escrever o texto Avestruz.
Ação local
Quais palavras você não compreendeu?
Exemplos: abomináveis, gigolô, Floripa. Com a mediação do
professor, verificar se pelo contexto consegue entender o significado das
palavras desconhecidas.Relacionar expressões sinônimas ou equivalentes.
Chamar a atenção para as pistas que o autor deixa no texto.
Linguagem figurada, ironia.
Exemplo: plantação de avestruz( ironia com efeito de humor).
Refletir após a leitura: por que o menino escolheu um
avestruz de presente?
Mitos e verdades sobre o avestruz.
Expressões: estômago de avestruz, enfiar a cabeça na terra.
Comparação dessas expressões com o adolescente: come muito e
nada faz mal e também a timidez de se sentir grande, esquisito, envergonhado.
3- Interpretação / Interação
Estudo,
pesquisa, discussões sobre o autor, lugar social que ocupou, esfera social que
o texto circula, intenções comunicativas do autor.
Explorar
o humor: plantação de avestruz; uma fêmea de TPM é perigosíssima; gigolô de
avestruz.
“Criação
por Deus”- relacionar ao discurso bíblico da criação de tudo.
Avaliação de texto
1- Artigo de opinião sobre a idéia do
autor de Deus ter criado o avestruz quando estava “muito cansado e cometeu
alguns erros”.
2- Se você fosse o psicólogo o que
falaria para convencer o menino a mudar de presente?
Intertextualidade e interdiscursividade
Paródia da
música de Ted Paula e Zé Henrique.
Filme:” Os
pinguins do papai”
Valorizar a
participação e o texto do aluno.
Recursos
Dicionários;
Internet;
Músicas;
Filmes;
Enciclopédia.
Número de
aulas previstas: 4 a 6 aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário