TODO DIA É DIA DE LER

domingo, 16 de junho de 2013

Olá pessoal, o texto trabalhado no encontro presencial na Diretoria de Ensino foi: No Aeroporto de Carlos Drummond de Andrade. Espero que gostem.

No Aeroporto  
                  Carlos Drummond de Andrade.



-Objetivos gerais: Desenvolver no aluno as habilidades leitora e escritora; identificar, interpretar, construir significados das múltiplas linguagens.
-Competências e habilidades:
Localizar informações implícitas e explícitas do texto; inferir o sentido de palavras e expressões;
percepção de efeitos de estilo do texto; estudo dos elementos da narrativa.
Aulas previstas: seis aulas.
Avaliação: produção coletiva de texto escrito.

Introdução: I- Ativação de conhecimentos prévios antes da leitura do texto.
-Questionamentos sobre:
-Análise do título – sentido
-Elementos da narrativa
-Gênero textual – a crônica narrativa
Aeroportos
Pessoas e emoções
Viagens

Leitura: II – Leitura feita pelo professor com o acompanhamento dos alunos.
Divisão da leitura em duas partes.
Curiosidade – Quem é a  personagem Pedro?
Qual sensação causada ao descobrir quem era Pedro?
Análise lexical: parco, ameno, ostensiva, privilégios, importuno, apraz, incontinência, etc...

Intertextualidade: III- Relações de intertextualidade
- Filmes
O misterioso caso de Benjamin Button
O terminal
-Música:
Encontros e despedidas
-Programa de Tv:
Chegadas e partidas- GNT.

Estudo das linguagens: IV- Construção de imagens
Linguagem conotativa
Ex: “pupilas azuis”- “arma ostensiva”-  “sorriso especial”- “azul maneira de olhar”
Análise do ultimo parágrafo - Apreciação afetiva do vocábulo:
- O que realmente ficou “vazio”? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário