No Aeroporto
Carlos Drummond de Andrade.
-Objetivos
gerais: •Desenvolver
no aluno as habilidades leitora e escritora; identificar, interpretar,
construir significados das múltiplas linguagens.
-Competências
e habilidades:
•
Localizar informações implícitas e explícitas do texto; inferir o sentido de
palavras e expressões;
percepção
de efeitos de estilo do texto; estudo dos elementos da narrativa.
•Aulas
previstas: seis aulas.
Avaliação:
produção coletiva de texto escrito.
Introdução: I-
Ativação de conhecimentos prévios antes da leitura do texto.
-Questionamentos
sobre:
-Análise
do título – sentido
-Elementos
da narrativa
-Gênero
textual – a crônica narrativa
•Aeroportos
•Pessoas
e emoções
•Viagens
Leitura: II –
Leitura feita pelo professor com o acompanhamento dos alunos.
•Divisão
da leitura em duas partes.
•Curiosidade
– Quem é a personagem Pedro?
•Qual
sensação causada ao descobrir quem era Pedro?
•Análise
lexical: parco, ameno, ostensiva, privilégios, importuno, apraz, incontinência,
etc...
-
Filmes
•O
misterioso caso de Benjamin Button
•O
terminal
-Música:
•Encontros
e despedidas
-Programa
de Tv:
Chegadas
e partidas- GNT.
Estudo
das linguagens: IV-
Construção de imagens
•Linguagem
conotativa
Ex:
“pupilas azuis”- “arma ostensiva”-
“sorriso especial”- “azul maneira de olhar”
•Análise
do ultimo parágrafo - Apreciação afetiva do vocábulo:
- O
que realmente ficou “vazio”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário