Olá Pessoal!
Realmente tivemos muitos trabalhos ricos, não podemos deixar de apresentá-los.
Aqui vai mais um!
Texto: "Pausa", de Moacir Scliar
OBJETIVO GERAL:
DESPERTAR O INTERESSE
PELA PRÁTICA E PRAZER DA LEITURA.
COMPREENDER A
NARRATIVA DE FICÇÃO E O GÊNERO CRÔNICA NO CONTEXTO SOCIAL, IDENTIFICAR O
DISCURSO DIRETO E DIFERENCIÁ-LO DE UM DISCURSO INDIRETO, CONHECER TRAÇOS DE
TEXTOS DESCRITIVOS.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
RECONHECER E
DESENVOLVER A COMPETÊNCIA DE ASSOCIAR A LEITURA PROPOSTA A SEU CONHECIMENTO DE
MUNDO, COM HABILIDADES DE COMPREENSÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS E
LEITURAS. (MUSICA FILME, IMAGENS, ETC.)
AULAS PREVISTAS:
08 AULAS
ESTRATÉGIAS
ORGANIZAR O TRABALHO EM OITO AULAS QUE
SEJAM SEQUENCIAIS, LEITURA COLETIVA, LEITURA INDIVIDUAL, DEBATE , USO DO
DICIONÁRIO, RECURSOS MULTIMÍDIA.
RECURSOS:
DVD, DICIONÁRIOS, RADIO,
CLIP E INTERNET.
- APÓS A LEITURA DO
TEXTO, IDENTIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA PRESENTES NO
TEXTO.
- DEPOIS DE SABER O
SIGNIFICADO DA PALAVRA PAUSA, RELACIONE AO SENTIDO DO TEXTO E
DESTAQUE DO TEXTO PALAVRAS CUJO SIGNIFICADO SÃO DESCONHECIDOS.
- LEIA E OUÇA A MÚSICA
PAUSA, DE TETÊ ESPÍNDOLA.
Pausa
Chuva fina
Gota a gota cai
O tempo, a correnteza vai
Não há destino, só um ir
Não quer sentido
E tanto faz
Sentir o dia dilatar
De grão em grão
A sombra contrair
Ao contratempo de um hai-kai
O incenso doce e denso de hortelã
Da manhã
A surgir, a migrar
Trigo, estrada, moenda, roda d'água
Caminho do sol
Trino, ária, fuga, reza, pausa
Caminho do som.
Gota a gota cai
O tempo, a correnteza vai
Não há destino, só um ir
Não quer sentido
E tanto faz
Sentir o dia dilatar
De grão em grão
A sombra contrair
Ao contratempo de um hai-kai
O incenso doce e denso de hortelã
Da manhã
A surgir, a migrar
Trigo, estrada, moenda, roda d'água
Caminho do sol
Trino, ária, fuga, reza, pausa
Caminho do som.
AGORA COMENTE COMO O TEMA PODE SER
RECONHECIDO EM VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.
- APÓS A EXPLICAÇÃO DOS
CONCEITOS SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO, IDENTIFIQUE – OS NO
TEXTO.
- ASSISTA AO FILME “CLICK” E
LEVANTE UMA DISCUSSÃO ACERCA DA FUGA DOS PROBLEMAS COTIDIANOSE
RELACIONANDO COM O COMPORTAMENTO DA PERSONAGEM SAMUEL.
- AVALIAÇÃO:
DEPOIS DA DISCUSSÃO SOBRE O TEMA FUGA
DOS PROBLEMAS COTIDIANOS, RELATE O SEU PONTO DE VISTA RELACIONANDO A CRÔNICA, O
FILME E A LETRA DE MÚSICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário